Orientação para que estudantes não se desloquem às cidades dos campi da UFSCar e outras informações sobre o momento atual da pandemia

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), em diálogo com a coordenação do Comitê Gestor da Pandemia (CGP) da UFSCar, dirige-se à comunidade universitária para recomendar enfaticamente que sejam evitados neste momento os deslocamentos de estudantes às cidades dos campi universitários, como forma de conter a transmissão do vírus causador da Covid-19, em um cenário de agravamento da pandemia no interior do estado de São Paulo.
O agravamento é conhecido, no País, em São Paulo e em todas as cidades em que há campi, com consequente sobrecarga do sistema de saúde e, muito frequentemente, esgotamento dos leitos disponíveis e inclusive colapso do sistema. Assim, considerando este cenário e a realização em modo remoto das atividades acadêmicas, a recomendação, para contribuir para o controle da pandemia evitando novos episódios de contágio e transmissão, é a de evitar deslocamentos, além da manutenção das medidas de prevenção comprovadamente eficazes: distanciamento social, uso adequado de máscaras, higiene das mãos e etiqueta respiratória.
No entanto, caso seja imprescindível o retorno, a ProACE solicita que seja feito contato com profissionais de referência ou com os departamento vinculados à Pró-Reitoria em cada campus:

- DeACE-Ar: deace-ar@ufscar.br
- DeACE-So: deace.sor@ufscar.br
- DeACE-LS: deace.ufscar@gmail.com
- DeAE: deae@ufscar.br
- DeAS: deas@ufscar.br

Aproveitamos para informar que as equipes do DeAS, DeAE e SeM, em São Carlos, e nos DeACE em Araras, Lagoa do Sino e Sorocaba, atuam no monitoramento de sintomas junto a estudantes nas moradias, geralmente de forma remota, com atendimento presencial em casos específicos. Além disso, a ProACE vem realizando reuniões e mantendo diálogo constante com estudantes assistidos pelo Programa de Assistência Estudantil, para acolher demandas e buscar soluções e, também, para reforçar os cuidados necessários referentes à prevenção da Covid-19.
Ainda em março de 2020, foi estabelecido acordo para que estudantes que optassem ou precisassem permanecer nas moradias durante o distanciamento pudessem fazê-lo, bem como aqueles que optaram por retornar aos seus núcleos familiares receberam apoio para tanto. Foram mantidos os serviços de acompanhamento desses estudantes e de manutenção predial, com protocolos específicos. Destacamos a importância da manutenção destes acordos, sobretudo neste momento que se configura como o mais grave da pandemia no Brasil até aqui.
As ações e estratégias de permanência estudantil e de atenção à saúde deliberadas em agosto de 2020 pelo CoACE estão mantidas neste início de 2021. A nova gestão da ProACE tem mantido reuniões semanais de grupo de trabalho que está construindo proposições e estratégias de monitoramento das ações de assistência estudantil no contexto de pandemia. Por fim, estão em fase de planejamento as ações de mapeamento das condições biopsicossociais de estudantes da UFSCar, a fim justamente de se estabelecer uma política institucional de assistência estudantil neste contexto de pandemia.
O momento exige que fiquemos atentos e unidos em defesa da vida.

Informações de contato (em atualização):

a) Funcionamento DeACE-Ar
b) Funcionamento DeACE-So