Funcionamento DeACE-So

UFSCar campus Sorocaba

Contatos

Questões de Saúde e da Psicologia

(15) 3229-5918

Questões da Assistência Estudantil

(15) 3229-5910

Demais contatos:

 

Dr. Luiz

médico

lfsampaio@ufscar.br

Sandra

enfermeira

sandra.rocha@ufscar.br

Cássia

auxiliar de enfermagem

cassiath@ufscar.br

Fabiana

psicóloga

fbkawa@ufscar.br

Márcia

assistente social

mbracciali@ufscar.br

Rosani

assistente social

rvicentino@ufscar.br

Alexandre

responsável pelas moradias estudantis

alexmgusmao@ufscar.br

 

Funcionamento do DeACE-So durante a pandemia do Covid-19

A equipe do DeACE-So está realizando seu trabalho remotamente, principalmente por correio eletrônico, sendo que todos os servidores estão a disposição caso a instituição solicite sua presença diante de alguma necessidade ou emergência. 

O trabalho remoto permanece para as demandas espontâneas, e se estende para ação de busca ativa.

 

Assistência Estudantil

No que se refere às atividades da Assistência Estudantil, as duas servidoras assistentes sociais estão realizando seu trabalho remotamente, respondendo a dúvidas por email referente as questões do Programa de Assistência Estudantil, como também oferecendo suporte aos estudantes, principalmente aos bolsistas.

O suporte as moradias estudantis são realizados conforme solicitação de estudantes, verificação por parte do servidor da necessidade de realização de manutenção ou demanda da gestão.  

No final de abril houve reposição de itens de higiene como entrega de máscaras aos estudantes que permaneceram nas moradias estudantis. No começo de junho, foi realizada uma nova entrega de kits de higiene para cada moradia.

A fim de facilitar a comunicação com os estudantes bolsistas, os servidores Alexandre, Márcia e Fabiana foram incluídos em grupo de Whatsapp criado pelos próprios estudantes das moradias estudantis.

Para solicitação de gás, o aluno deve fazer a solicitação por email ao servidor responsável pelas moradias ou informar pelo grupo de whatsapp e esse solicitará a entrega do gás por telefone. 

Para declaração de residência, a qual é apresentada principalmente no cadastro de passe da EMTU, esse também poderá ser feito por email; a declaração será enviada por email. 

As solicitações de manutenção simples poderão ser enviadas por email ou comunicadas pelo grupo de whatsapp; o servidor irá reunir essas demandas e buscará soluções junto ao fiscal do contrato de manutenção, considerando que atualmente não há terceirizados para realizarem as manutenções. 

Em caso de urgências, como vazamento, infiltração e falta de energia, o servidor buscará soluções junto ao fiscal do contrato de manutenção ou instância superior, como prefeito do campus. 

 

Saúde

Toda a equipe do DeACE-So, principalmente a da Saúde, está atenta as informações veiculadas nos municípios de Salto de Pirapora e Sorocaba com o objetivo de estar alinhados aos serviços das redes de saúde e ter conhecimento dos protocolos de atendimento, caso haja mudanças conforme evolução da pandemia do COVID-19. 

Também, toda a equipe está atenta as solicitações da ProACE, com o objetivo de colaborar nas resoluções de situações-problema decorrente da pandemia do Coronavirus.

Com o propósito de identificar possíveis sintomas respiratórios e oferecer o suporte necessário em tempo hábil, a equipe continua entrando em contato – através de email e telefone institucional e/ou aplicativos de chamada – quinzenalmente com os estudantes que estão dentro do grupo de vulnerabilidade.

Diante da necessidade manifestada, há o encaminhamento entre os profissionais da equipe. A psicóloga está acompanhando seis estudantes do grupo de vulnerabilidade e já realizou atendimento para duas pessoas desse grupo, as quais decidiram não dar continuidade no acompanhamento.

Os atendimentos psicológicos ocorrem de forma remota a outras pessoas que buscam o departamento. No momento, a psicóloga realiza acompanhamento psicológico com mais sete estudantes da graduação. O médico, a enfermeira e as assistentes sociais atendem principalmente por email, respondendo as principais dúvidas da comunidade universitária. Para solicitar atendimento da Psicologia, a pessoa deve entrar em contato pelo email da profissional.

Também, a psicóloga participou de dois encontros virtuais, um com estudantes da pós-graduação e outro com estudantes do curso de Administração, a fim de falar sobre Saúde Mental no período da pandemia.

 Para ampliação do suporte a comunidade universitária, a psicóloga iniciou no dia 25/06 encontros virtuais com o objetivo de discutir questões próprias desse momento de confinamento que afetam a qualidade de vida. Esses são realizados todas terças e quintas-feiras, das 17 às 18 horas, pela plataforma Google Meet no link: https://meet.google.com/ovi-osbr-san?authuser=0.

 

Busca Ativa

A ação de busca ativa consiste no contato com grupos de estudantes considerados com maior vulnerabilidade que permaneceram nos municípios dos campi a fim de verificar a necessidade de algum tipo de suporte, podendo esse ser de saúde física, mental ou de ordem social. Para a operacionalização, a equipe do DeACE-So se dividiu em duplas para profissionais atuarem como referencia técnica: 

- Sandra Regina Rocha Araújo (enfermeira) e Márcia Regina Pires Bracciali (assistente social);

- Cássia Thais de Paula (auxiliar de enfermagem) e Rosani Loures Vicentino (assistente social);

- Luiz Ferraz de Sampaio Neto (médico) e Alexandre Magela Gusmão (assistente em administração, responsável pelas moradias estudantis);

- Fabiana Midori Oikawa (psicóloga e chefe do DeACE-So).

Assim, a ação de busca ativa envolve todos os servidores do departamento, abarcando a área da Saúde e da Assistência Estudantil. Para casos mais difíceis, são realizadas reuniões virtuais com o objetivo de discussão do caso e planejamento individual de acompanhamento. 

Até o momento, há 54 estudantes dentro dos grupos de vulnerabilidade, podendo esse número alterar durante realização da atividade. 

 

Serviços Suspensos

Os atendimentos médicos e psicológicos presenciais foram suspensos, sem prejuízos aos pacientes. Essa medida foi adotada a fim de evitar a circulação e o contato entre as pessoas. Também, foi suspensa a ida do ônibus do Banco de Olhos de Sorocaba ao campus para realização de consultas oftalmológicas gratuitas, a qual ocorreria na data de 23 e 24 de março. As pessoas que haviam agendado consultas foram avisadas e, assim que retornarem as aulas, procurar-se-a estabelecer uma nova data para realização dessa atividade.