Funcionamento DeACE-LS

UFSCar campus Lagoa do Sino

Contatos DeACE/LS

Telefone geral da recepção (15) 3256-9043

Nome

Cargo

Fone

E-mail de contato

Atendimento virtual via Google MEET

https://meet.google.com/cfr-tvce-wjm

Silvio Aguiar

Chefe do Departamento

(15) 3256-9043

deace.ufscar@gmail.com

 

Fernanda Oliveira

Administrativo

(15) 3256-9042

deace.ufscar@gmail.com

Terças das 14h às 14h30min

Tatiane Martins

Enfermeira

(15) 3256-9034

ambulatorio.lagoadosino.ufscar@gmail.com

Sexta das 09h30min às 10h

Eric Martins

Médico

(15) 3256-9043

Valdir Faria

Técnico de enfermagem

(15) 3256-9038

Simone Conejo

Psicóloga

(15) 3256-9033

simone.conejo@gmail.com

Quintas das      15h às 15:30min

Sonia Faria

Assistente Social

(15) 3256-9037

deace.ufscar@gmail.com

Quartas das 10h às 10h30min

 

Funcionamento do DeACE-LS durante a pandemia do Covid-19

Os serviços e ações do DeACE-LS estão sendo realizados em formato remoto e presencial, em datas e locais específicos, atuando até presencialmente fora do campus de Buri, visando deste modo outra modalidade de busca ativa, fazendo com que os serviços da Assistência Estudantil, acesso a Benefícios e Programas cheguem até os discentes bolsistas, e outros tais como  os que participaram do Mapeamento de Estudantes de Graduação não-bolsistas PAE, facilitando deste modo o acesso destes ao preenchimento de documentos, além de informações diversas, inclusive a distribuição de máscaras para uso preventivo do COVID-19, haja vista que estes não possuem suporte algum dos meios de transporte entre a cidade mais próxima do campus Lagoa do Sino que fica situada à 6 Km, e o DeACE-LS vem suprindo deste modo uma grande dificuldade que estes discentes que já se encontram em vulnerabilidade socioeconômica teriam que enfrentar. 

Todas as dúvidas e orientações estão sendo transmitidas por e-mails,  telefones conforme tabela acima e através de vídeo conferências conforme horários e áreas de assunto abaixo:

 

Terças das 14h às 14h30min - Fernanda: Assuntos administrativos diversos.

Quartas das 10h às 10h30min - Sônia: Assuntos do serviço social em geral.

Quintas das 15h às 15:30min- Simone: Assuntos relativos à saúde mental.

Sexta das 09h30min às 10h - Tatiane / Valdir / Dr. Eric: Assuntos relativos à saúde coletiva.

 

Basta você acessar a URL da reunião: https://meet.google.com/cfr-tvce-wjm e aguardar o aceite pelo moderador.

 

Além dos serviços prestados aos usuários, também foram utilizadas ferramentas da qualidade, através da aplicação de questionários online para mensurar se as ações executadas através do departamento vêm realmente atendendo às demandas dos discentes bolsistas de forma eficiente e eficaz.

Os resultados da pesquisa de satisfação com os usuários pode ser acessado através do SEI ( 0190121) e a análise critica dos dados obtidos SEI ( 0190141).

 

Atividades com atendimento presencial:

 

Segundas e quintas-feiras: Atendimento presencial com agendamento de horário prévio por e-mail, realizado pelo servidor Silvio, que também se disponibiliza duas vezes ao mês em um local na cidade de Campina do Monte Alegre, visando deste modo outra maneira de busca ativa, fazendo com que os serviços da Assistência Estudantil da UFSCar cheguem até os discentes bolsistas, e outros, tais como os que participaram do Mapeamento de Estudantes de Graduação não-bolsistas PAE, facilitando deste modo o acesso destes ao preenchimento de documentos, além de prestar informações diversas aos alunos, inclusive a distribuição de máscaras para uso preventivo do COVID-19, haja vista que estes não possuem suporte algum dos meios de transporte coletivo entre a cidade mais próxima do campi Lagoa do Sino que fica situada à 6 Km.

Terças feiras: Atendimento presencial, realizado pela servidora Fernanda, através da utilização do telefone institucional para realização de busca ativa aos alunos bolsistas elencados nos grupos prioritários e que estão na cidade do campus, tais como bolsistas: pai/mãe, estudantes com deficiência e indígenas que se encontram na cidade e não retornaram a suas famílias, respondendo a e-mails e telefonemas com demandas sobre a assistência estudantil no geral, dentre outras atividades administrativas IN LOCO

 

Assistência Estudantil

O atendimento do Serviço Social está sendo prestado de forma remota e presencial no campus. Remotamente respondendo a e-mails e telefonemas e participando de videoconferência todas as quartas feiras através do Google Meet, ferramenta esta aberta a todos os alunos, preferencialmente aos elencados nos grupos prioritários e que estão na cidade do campus, tais como bolsistas: pai/mãe, estudantes com deficiência e indígenas que não retornaram para suas comunidades e famílias e demais demandas sobre a assistência estudantil no geral. Presencialmente, uma vez por semana, realizando uma busca ativa através do  telefone institucional com alunos elencados nos grupos prioritários, tais como bolsistas: pai/mãe, estudantes com deficiência e indígenas que não retornaram para suas comunidades e famílias e demais demandas sobre a assistência estudantil no geral. 

Os atendimentos presenciais no que se referem a informações sobre edital de bolsas e ingresso ou o recebimento de documentos inclusive de bolsistas estão sendo realizados às segundas e quita-feiras no campus de Lagoa do Sino  e em um local parceiro utilizado na cidade da Campina do Monte Alegre, porém, priorizando a utilização de meios eletrônicos, haja vista que ocorreram alterações nos cronogramas dos editais de bolsas.

 

Saúde

Atendimento médico: Mediante o agravamento dos casos de infecção gerados pelo Covid-19, e considerando as portarias anteriores vigentes relacionadas ao estímulo do trabalho alternativo com o intuito de minimizar a exposição das equipes, a equipe de saúde do DeACE-LS está atendendo remotamente, respondendo a e-mails, telefonemas e videoconferência todas as sextas feiras através do Google Meet, ferramenta esta aberta a toda comunidade.

Se estritamente necessário, em casos muito especiais que justifiquem a presença de um servidor para solucionar as situações não previstas entre a equipe, um ou mais servidores da saúde, irão in loco para atender a demanda. Além de acompanhar de forma remota as notificação dos órgãos de saúde da região ao qual o campus esta inserido, para auxiliar na elaboração de planos de ação quanto ao retorno, prevenção, promoção e recuperação da saúde da comunidade universitária do campus Lagoa do Sino.

Atendimento Psicológico: Realizado remotamente por e-mails e telefonemas para atender as demandas sobre a saúde mental da comunidade universitária no geral. Além disso, são realizadas todas as quintas-feiras videoconferência através do Google Meet com os discentes. 

 

Busca Ativa

A ação de busca ativa esta sendo realizada através ligações aos alunos bolsistas elencados nos grupos prioritários e que estão na cidade do campus, tais como bolsistas: pai/mãe, estudantes com deficiência e indígenas, que se encontram na cidade e não retornaram a suas famílias por motivos diversos.  

Toda equipe esta realizando busca ativa junto aos alunos que se encontram na cidade, priorizando aos que possuem alguma comorbidade e os de maior risco de contágio do COVID 19, e no caso de sintomáticos atuando conforme orienta o Ministério da saúde.

A equipe médica participa da ação de busca ativa, visando orientar e direcionar a comunidade do campus nas questões de saúde  e havendo necessidade realizam o contato dos serviços da rede externa à UFSCar, deste modo dando total cobertura e atendendo a resolução de duvidas sobre saúde, prevenção, promoção da saúde dentre outras necessidades.

 

Serviços Suspensos

Os atendimentos ambulatoriais eletivos estão suspensos momentaneamente, apenas atenderemos urgência/emergência e casos relacionados ao Covid 19 (sintomas respiratórios).