Funcionamento UAC

Unidade de Atendimento à Criança

Contatos

uac@ufscar.br

 

Funcionamento da UAC durante a pandemia do Covid-19

As atividades presenciais da UAC estão suspensas desde o dia 16/03, por determinação da Portaria GR Nº 4370, DE 14 DE MARÇO DE 2020, e por orientação do Comitê de Controle e Cuidados em relação ao novo Coronavírus na UFSCar.

A equipe da UAC, professoras, técnicas administrativas, estagiários e  estagiárias, vem realizando suas atividades de forma remota, sendo:

  • Reuniões de Equipe (via Google Meet) para: Estudo e Reformulação do Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno da UAC; Replanejamento do calendário letivo da unidade; discussões sobre assuntos administrativos entre outros.
  • Atendimento às crianças e suas famílias por e-mail, watsapp, em grupos ou individuais: a equipe da UAC manteve o contato com as crianças e suas famílias desde o início do isolamento, enviando semanalmente atividades de caráter lúdico, leves e que tem a pretensão de serem prazerosas. São orientações e sugestões de atividades que as famílias podem realizar com as crianças, que possibilitam descobertas e aprendizagens, em consonância com o momento de desenvolvimento das mesmas, mas sem caráter obrigatório.
  • Reuniões de Conselho da UAC;
  • Reuniões de Famílias (via Google Meet);
  • Continuidade dos trabalhos das comissões anteriormente nomeadas;
  • Desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão remotamente;
  • Monitoramento diário de tramitação documental em Unidades SEI e e-mails institucionais;
  • Gestão e fiscalização de contratos administrativos.

Presencialmente estão sendo realizadas as atividades das empresas terceirizadas de limpeza, portaria e manutenção.

A direção se mantém a disposição para demandas que se apresentem necessariamente presenciais.

De acordo com o Comitê de Controle e Cuidados em relação ao novo Coronavírus na UFSCar, que orienta técnica e cientificamente a comunidade da universidade para ações frente a pandemia, a UAC deverá se manter em quarentena, possivelmente até o final de 2020, o que indica que não haverá  retorno das atividades presenciais com as crianças neste ano.

A UFSCar criou recentemente a Comissão para o Planejamento do Retorno às atividades regulares no contexto da pandemia do Coronavírus, que vai orientar o retorno da comunidade da universidade e, portanto da UAC, de forma equilibrada e segura, quando for o momento.

 A equipe está estudando, avaliando, discutindo, buscando  caminhos e perspectivas junto a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, junto a outros especialistas, a outras instituições de educação infantil, a conselhos, e famílias das crianças, sobre todas as ações tomadas.

Em relação ao calendário da UAC e reposição de carga horária letiva, a UAC está procurando seguir as orientações do Conselho Nacional de Educação, especificamente as contidas no Parecer CNE n.5/2020.