Funcionamento DeACE-Ar

UFSCar campus ARARAS

Contatos

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Funcionamento do DeACE-Ar durante a pandemia do Covid-19

O Departamento está oferecendo atendimento de forma remota, visando atender as necessidades de sua clientela buscando informar, orientar, dar suporte e direcionar os usuários aos serviços, de acordo com as demandas.   Os profissionais do DeACE-Ar estão à disposição do serviço e atentos às informações referentes ao COVID-19, produzindo e divulgando orientações importantes a toda a comunidade UFSCar. 

 

Assistência Estudantil

As atividades referentes a Assistência Estudantil estão sendo executadas pelas Assistentes Sociais principalmente de forma remota, oferecendo suporte aos alunos, bolsistas ou não, docentes e demais membros da comunidade universitária.  Estão sendo usados os mais variados meios de comunicação como telefone (pelos ramais acima dispostos); messenger da página do DeACE-Ar, facebook, whatsapp, e e-mails.

 Os dados do sistema de bolsas estão sendo atualizados sempre que necessário, favorecendo assim o pagamento efetivo das bolsas.

O Serviço Social segue recebendo demandas; fazendo entrevistas online; participando de reuniões de equipe; elaborando relatórios; elaborando materiais informativos; visitas e atendimento presencial no Departamento para recebimento de documentações.  Em alguns casos específicos, fizemos grupos de WhatsApp para acompanhamento e suporte a estudantes.  

Como propostas de ações de prevenção e de continuidade aos atendimentos aos bolsistas que se encontram na cidade de Araras, o Serviço Social também articulou junto a comunidade Ararense, a doação de máscaras de pano e junto ao CCA, a doação de álcool em gel.  Os produtos conseguidos foram levados aos bolsistas em suas repúblicas, evitando o deslocamento dos mesmos até o Campus sem proteção adequada.  Juntamente com os produtos, foram entregues orientações por escrito elaboradas pela equipe de saúde do Departamento, objetivando reforçar as orientações sobre o uso correto das máscaras e do álcool em gel. Nesta abordagem presencial foi verificada com os alunos suas condições de saúde e de permanência.

 

Saúde

Atendimento médico e de Enfermagem:

 Considerando que no Campus de Araras os atendimentos de Saúde são feitos pela Enfermeira Fernanda e pelo Médico Dr Gioji (pertencente ao Grupo de Risco), estão suspensos os atendimentos de saúde presencial, sendo ofertado por ambos, o atendimento de forma remota.    O atendimento remoto segue os Protocolos CoVID-19 e demais, garantindo o sigilo e a ética profissional.   Estão também de posse dos contatos do município de Araras, fazendo os devidos encaminhamentos em casos de necessidade.

 

Saúde Mental  

As atividades desempenhadas pelo psicólogo estão sendo realizadas de maneira remota, oferecendo acolhimento e orientação psicológica para estudantes e servidores por meio de telefone, e-mail, vídeo-chamadas e aplicativos de comunicação instantânea. Além disso, o profissional tem oferecido orientações individuais e coletivas (via lives) para o desenvolvimento do comportamento do estudo. O psicólogo está a disposição do serviço e atento a todas as informações referentes ao COVID-19 e saúde mental em tempos de isolamento podendo assim produzir e divulgar orientações importantes a toda a comunidade UFSCar. O telefone do ramal foi configurado para redirecionar para o seu celular as chamadas recebidas, a fim de atender a todas as demandas e dúvidas, trabalhando, sem prejuízo ao serviço oferecido pelo serviço de Psicologia no Departamento. 

Psicólogo: Ricardo Pereira da Silva Oliveira

Contato: (19) 3543-2623 Ramal 2623

E-mail:  ricardooliveira@ufscar.br"

 

Busca Ativa

A atividade de busca ativa consiste em entrar em contato com grupos de estudantes considerados com maior vulnerabilidade que permaneceram nos municípios dos campi a fim de verificar a necessidade de algum tipo de suporte, podendo esse ser de saúde física, mental ou de ordem social. 

No início da atividade, após preenchimento de formulários, 45 estudantes foram classificados dentro dos grupos de vulnerabilidade, esse número sofre alterações conforme a realização da atividade. 

Saúde: A partir dos resultados do formulário disponibilizado pela ProACE aos alunos bolsistas, foi dado início à busca ativa de casos sintomáticos, bem como de outras necessidades relacionadas à saúde dos estudantes. Essa busca ativa foi realizada através de e-mails envolvendo os dois profissionais de saúde (médico e enfermeira) para seguimento e acompanhamento dos casos. Como estratégia de prevenção/promoção à saúde, a área da saúde oferece orientações semanalmente nos diferentes canais de comunicação: Facebook e Instagram do DeACE-AR, e-mail institucional para alunos e comunidade acadêmica e site do DeACE-Ar.

- Os meios pensados para estas ações abordam folders, comunicações por e-mail, vídeo-aulas e podcasts, abordando diferentes temáticas: 

- Relacionadas à pandemia: lavagem das mãos; uso adequado de máscaras de proteção; uso de álcool-gel 70%; como proceder a higienização correta de máscaras de tecido; boas práticas de higiene em casa, e atualizações pertinentes ao assunto;

- Relacionadas à qualidade de vida e promoção da saúde: orientações sobre nutrição; orientações sobre boas práticas na prevenção de doenças; orientações sobre vacinação contra a Gripe e outras vacinas pertinentes ao calendário de vacinação do Adulto; orientações sobre ISTs, além de outros temas pertinentes conforme demanda. 

- Em uma segunda etapa, foram enviados questionários a todos os alunos bolsistas, respondendo aos que acusaram algum problema de saúde. Dos 45 questionários enviados, apenas 19 responderam. Foram enviados e-mail a cada um dos que responderam com alguma queixa de saúde. Até hoje, não existiu nenhum caso de sintomático respiratório  retornado aos e-mail enviados pelo médico, casos que seriam monitorados a cada 48 horas.

Os questionários são enviados a todos os bolsistas com a periodicidade de 15 dias.

Saúde Mental: A partir dos resultados do formulário disponibilizado pela ProACE aos alunos bolsistas, foi dado início à busca ativa aos estudantes bolsistas que permanecem na cidade do campus por meio de contato telefônico e e-mail. Primeiramente aos estudantes que relataram no questionário algum tipo de sofrimento mental ou que solicitaram acompanhamento psicológico. Após entrar em contato com todos esses estudantes serão contatados os estudantes restantes a fim de verificar a necessidade de acompanhamento e noticiar a disponibilidade do serviço. Os casos em que for identificada a necessidade de cuidados em saúde mental será oferecido o acompanhamento frequente e se necessário serão encaminhados à rede de saúde mental do município. Pensando na prevenção e informação, foram produzidos materiais informativos sobre cuidados relativos à saúde mental em tempos de distanciamento social à serem divulgados em redes sociais e e-mail.

 

Serviços Suspensos

  • Atendimentos presenciais para dar informações ou recebimento de documentações gerais e do Programa PAE - uma vez que os cronogramas e prazos dos Editais foram alterados. Todas as orientações estão sendo passadas por e-mail, telefone (através de redirecionamento de ramal para o celular dos profissionais responsáveis pelos serviços), assim como divulgando amplamente as informações quanto às alterações de cronogramas.
  • Atendimentos Psicológicos presenciais que estavam previamente agendados, e para os casos de maior complexidade, foi aberto canal direto para atendimento por telefone ou videoconferência com o Psicólogo.
  • Atendimentos presenciais de saúde (Médico e Enfermagem), porém esses serviços atendem à demanda espontânea, sem agendamento prévio. Os atendimentos em saúde permanecem acontecendo de forma remota pelos profissionais.