Funcionamento do Departamento de Atenção à Saúde (DeAS)

O DeAS, serviço de saúde assistencial primária e referência para os atendimentos de possíveis casos respiratórios da comunidade universitária de São Carlos, conforme plano de contingência elaborado pelo Comitê COVID-19, está fazendo, além de home office, plantão presencial desde 17/03/2020 das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas, iniciando o atendimento  por telefone e fazendo os agendamentos para os atendimentos presenciais quando necessários, respeitando todas as normas de segurança sanitária, tanto para o paciente quanto para o profissional. Também continuam as atividades de saúde mental, atendimento clínico de outras patologias e ações de enfermagem sempre dentro das normas vigentes.

Algumas atividades presenciais de rotina ainda continuam suspensas para reduzir o fluxo e aglomeração de pessoas no departamento, como: consultas de rotina (médicas, psicológicas, psiquiátricas, odontológicas e terapia ocupacional), testes rápidos, acolhimentos, grupos de modo em geral, campanhas de prevenção e promoção de saúde. São realizadas as consultas que não podem ser adiadas, e as campanhas determinadas pelo governo.

No momento os atendimentos têm acontecido da seguinte forma:

Os serviços administrativos: atendimento para orientação de fluxo, que se inicia pelo telefone, podendo gerar agendamento de consultas presenciais médicas ou atendimento de enfermagem; acompanhamento do SEI; acompanhamento de e-mails e WhatsApps dos pacientes; suporte na ação de monitoramento de Sintomáticos Respiratórios

Atendimentos da Enfermagem: triagem de casos pelo telefone; monitoramento dos casos suspeitos da COVID-19; curativos; medicação com prescrição médica dos casos que já tinham iniciado tratamento.

Atendimentos médico: clínico e psiquiatra acontecem inicialmente por telefone, onde dão orientações, deixam receitas para pacientes que fazem uso de medicamento contínuo e com acompanhamento. E quando verificada a necessidade é feita consulta presencial e/ou on-line conforme demanda do paciente, início de oferta de grupos de apoio em saúde mental, via on-line de acordo com orientação das autoridades sanitárias.

Atendimento de psicologia:  está sendo remoto e mantendo os atendimentos individuais e em grupo, conforme necessidade e possibilidade via skype. 

Atendimento de terapia ocupacional: está sendo remoto e mantendo os atendimentos, conforme necessidade e possibilidade via skype.

Atendimento odontológico: as orientações quanto a possíveis intercorrências são feitas por telefone ou e-mail.

Meios de comunicação:

Telefones do DeAS: 3351-8200 e 3351-8124

E-mail do DeAS: deas@ufscar.br