Pesquisa sobre a assistência estudantil nas universidades federais
Esta em curso um processo de avaliação e pesquisa participativa sobre a implementação da Política de Assistência Estudantil implementada nas 69 Universidades Federais. Trata-se de uma pesquisa realizada pelo: Tribunal de Contas da União(TCU) — Seção de Educação/Assistência Estudantil. A iniciativa decorre de recomendações geradas por auditoria do TCU realizada em 2023.
OBJETIVO DA AÇÃO:
• Avaliar como está sendo implementada a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nas 69 instituições federais de ensino, especialmente no que se refere a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.
• Levantar informações sobre:
- Acesso a benefícios (alimentação, moradia, outras bolsas) por parte dos estudantes.
- Clareza e transparência das informações disponibilizadas pelas universidades.
- Participação discente nos processos decisórios da assistência estudantil.
- Processos de seleção para acesso aos benefícios e a divulgação desses auxílios nas redes sociais/institucionais das universidades.
METODOLOGIA:
Está sendo realizada uma pesquisa participativa, com estudantes de graduação bolsistas ou não bolsistas por meio de um Questionário que será enviado aos estudantes pelas universidades federais e deverá ser respondido até o dia 24 de novembro de 2025. O envio do link para participação será exclusivamente pelo e-mail institucional dos estudantes, pela ProGrad.
Paralelamente, o TCU dialogará com o Ministério da Educação (MEC) e com as próprias universidades federais para acompanhamento. Na UFSCar foram nomeados o prof. Dr Armando Antonialli (Pró-reitor adjunto de graduação) e a profa. Dra. Sabrina Ferigato (Pró-reitora adjunta da ProACE) para essa interlocução.
IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO
Essa é uma oportunidade importante de revermos, avaliarmos e aperfeiçoarmos internamente como está a nossa implementação da PNAES na UFSCar, desde os critérios de seleção, renovação, comunicação dos benefícios até a participação discente. Tal iniciativa favorece o aperfeiçoamento da assistência estudantil, beneficiando alunos em vulnerabilidade e fortalecendo a missão de inclusão da universidade.
A pesquisa pode gerar indicadores e apontamentos de melhoria que podem influenciar práticas institucionais e políticas dentro da universidade. Participem!