Seções
Você está aqui: Página Inicial Bolsa e Auxílio para Estudantes

Bolsas e auxílios para estudantes

O que são bolsas e auxílios?

O Programa de Assistência Estudantil da UFSCar prevê que os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica possam receber bolsas e auxílios de modo a favorecer sua permanência e a conclusão no curso no tempo regular.

Quais são as bolsas e auxílios?

O Programa prevê três tipos de bolsas e um tipo de auxílio:

- bolsa alimentação: o estudante aprovado no processo seletivo recebe gratuitamente refeições no Restaurante Universitário. Informações sobre o RU consulte o site do seu campus.

Acesso as perguntas frequentes

- bolsa moradia: o estudante aprovado no processo seletivo será indicado para uma das modalidades de bolsa (bolsa moradia - vaga e bolsa moradia - em dinheiro).

Acesse as perguntas frequentes sobre bolsa moradia vaga

Acesse as perguntas frequentes sobre bolsa moradia em dinheiro

- bolsa atividade: o estudante de primeira graduação aprovado no processo socioeconômico desenvolve 8 horas semanais de atividades, junto aos departamentos acadêmicos ou administrativos da Instituição e recebe bolsas no período de até 8 (oito) meses.

Acesse as perguntas frequentes.

Documentos: Normas, formulários e folha de frequência

- bolsa emergencial: esta bolsa, voltada especificamente para estudantes de primeira graduação que residam fora do estado, prevê o oferecimento de alimentação e moradia até que a análise do processo de concessão de bolsas e auxílios seja concluída.

Acesse as perguntas frequentes

Quem pode se candidatar?

Todos os estudantes de primeira graduação matriculados nos cursos presenciais da UFSCar podem pleitear as três bolsas.

Como faço para pleitear bolsas/auxílios?

Para ter direito a bolsa moradia você deverá ser aprovado no processo seletivo. Este processo é realizado por profissionais do Serviço Social e se diferencia entre ingressantes "calouros" e os já matriculados - "veteranos".

Clique no link conforme sua condição estudantil na UFSCar:

1) Calouros

2) Veteranos

A renovação das bolsas é automática?

Não. Você deverá renovar anualmente sua solicitação para as bolsas.

Fique atento, pois não serão aceitos pedidos fora do prazo.

Quando perco o direito as bolsas/auxílios?

Seguem algumas situações em que você perderá o direito a bolsa/auxílio e/ou excluido do Programa Social para Discentes da UFSCar:

- acumular duas modalidades de bolsa moradia;

- desistir do curso;

- trancar a matrícula;

- cursar crédito zero;

- ser aprovado em menos de 20 créditos;

- apresentar comportamento inadequado na moradia;

- omitir ou falsificar informações e/ou documentos;

- estar suspenso do curso de graduação;

- mudar sua situação socioeconômica.

Em caso de dúvidas procure o Serviço Social do seu campus.

Fiquem atentos as normas, aos regulamentos e aos prazos de cada bolsa.